No dia 30 de novembro a Máxima completou 12 anos. Com um pouco mais de duas décadas, nossa cooperativa cresceu bastante nesse tempo. Colhemos muitos frutos e queremos nos desenvolver mais ainda.
Nossa História
A Máxima surgiu após a experiência vivenciada por meio de empresa júnior no ambiente acadêmico onde um jovem grupo de egressos dos cursos de agronomia e zootecnia da Universidade Federal de Alagoas decidiu empreender por meio do cooperativismo.
Assim, em 16 de outubro de 2011, foi fundada uma organização multidisciplinar para atuar no campo da consultoria e gestão de projetos no agronegócio.
Atualmente, temos 55 cooperados e atuamos como técnicos, consultores e instrutores em gestão do agronegócio, projetos socioambientais e ações de inclusão produtiva.
Somos registrados no Sistema OCB Alagoas (Organização das Cooperativas Brasileiras) desde 2012.
O I Encontro de Suinocultores foi realizado em Ibateguara-AL, no dia 28 de novembro, na Casa Agropecuária do Irmão Mi.
O encontro fez parte de uma das ações desenvolvidas no programa CNA Jovem pela participante e cooperada da Máxima, a zootecnista, Thamyres Valeriano, que visa desenvolver a produção de suínos no município de Ibateguara-AL.
O evento contou com a presença de produtores da cidade de Ibateguara, Colônia, Santana do Mundaú e Novo Lino.
Na atividade, aconteceu muita troca de informações para o desenvolvimento da produção de suínos.
A ação abordou temas relacionados a melhoramento genético na agricultura familiar, boas práticas na produção de suínos e a importância do manejo nutricional de leitões.
"Foi lindo ver cada produtor engajado com as palestras, tirando dúvidas, participando e pedindo sugestões de como melhorar a sua produção. Evento de extrema importância para a cadeia suinícola de Alagoas e que abre portas para mais ações voltadas a esse setor que tanto contribui para a economia do país”, disse a nossa cooperada e zootecnista, Thamyres Valeriano.
A nossa cooperada e médica veterinária, Solige Wanny, que é responsável técnica da Coopeapis, marcou presença na Expoagro 2023, que ocorreu em novembro.
A Coopeapis teve a oportunidade de expor seu principal produto: o mel. Um grande momento para os pequenos produtores mostrarem o resultado de um trabalho que tem muita qualidade.
Em setembro deste ano, a Máxima esteve na 1ª Festa do Leite realizada pela cooperativa Coopdelmi, em Major Izidoro- Alagoas.
Nossa cooperada e médica veterinária, Thaís Rolim, ofereceu assistência técnica durante o evento. Um dia muito proveitoso. Parabéns Coopdelmi pela realização do evento.
Nos dias 15, 16 e 17 de setembro a Máxima participou do I Torneio Leiteiro de Paulo Jacinto-AL.
Nossa cooperada Dayanne Veiga esteve na organização do evento que fortaleceu a cadeia leiteira no Vale do Paraíba.
A Cooperativa Máxima não tem dúvidas sobre o seu posicionamento nas eleições da OCB Alagoas que devem ocorrer no ano que vem.
A Máxima está com a Chapa 1 por confiar nos representantes que tem uma história ele de lealdade ao cooperativismo.
Acreditamos que a Chapa 1 pode dar continuidade ao trabalho que está sendo feito que oferece grande apoio,
principalmente, às pequenas e médias cooperativas.
Em nome do desenvolvimento do cooperativismo em Alagoas, estamos fechados com a Chapa 1.
Nossa cooperada e assistente social, Daniele Ferreira, ministrou a oficina profissionalizante “Identificação, Direito e Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista - TEA.
A formação foi voltada para cooperadas da Bibliocoop. Nosso agradecimento ao Sistema OCB Alagoas por proporcionar uma formação tão importante.
Neste ano de 2023, as nossas cooperadas Andrea Avelino e Cynthiane Lins participaram da formação “Atualização no Cultivo da Soja,” na unidade Embrapa Soja, Londrina – Paraná.
Os temas abordados foram: relacionamento com o cooperado e habilidades que impactam no atendimento; manejo integrado de plantas daninhas; fertilidade e microbiologia do solo e fisiologia Vegetal; agricultura de precisão e tecnologia de sementes e colheita e pós-colheita.
Foram cinco módulos entre encontro presenciais e on-line. Agradecemos ao Sistema OCB Alagoas pela oportunidade. Investir em conhecimento nos faz crescer e fortalecer também o cooperativismo.
No dia 24 de maio deste ano, cooperados da Máxima participaram da formação “Orientação para Acesso e Elaboração de Projetos para o PAA Conab” com o gerente de operações e suporte estratégico da Conab, Adriano Jorge Nunes dos Santos.
Foi um dia de muito aprendizado, que tem sido colocado em prática no trabalho da cooperativa. Nosso agradecimento ao Sistema OCB Alagoas pela oportunidade.
Em maio deste ano, nossos cooperados Jéssyka Emmanuelly e Jussieide Silva participaram da IX Semana da Zootecnia: Desmitificando a Produção Animal.
O evento foi realizado pelo Centro Acadêmico de Zootecnia Octávio Domingues do Campus de Engenharias e Ciências - CECA/UFAL.
O objetivo da atividade foi promover experiências entre profissionais e estudantes das Ciências Agrárias.
A zootecnista Jéssyka ministrou a palestra “Estratégias de Enriquecimento Ambiental na Suinocultura”. Já Jussieide, que também é zootecnista, ficou à frente do minicurso “Manejo Alimentar de Ovinos”.
Você já deve ter percebido que sempre usamos a logomarca/selo Somos Coop em nossos materiais.
Somos Coop é um movimento nacional de valorização do cooperativismo e das cooperativas brasileiras.
Ele existe desde 2017 e mostra o poder de inclusão e transformação do cooperativismo e, principalmente, como pode contribuir para o desenvolvimento do nosso país e mundo.
O selo Somos Coop mostra também que somos uma cooperativa registrada ao Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Ser uma cooperativa não é apenas um modelo de negócio, vai muito mais além. Seguimos princípios éticos e sociais e queremos disseminar os benefícios do cooperativismo para todos.
As nossas cooperadas Andrea e Cynthiane Lins participaram da formação “Atualização no Cultivo da Soja,” na unidade Embrapa Soja, Londrina – PR, no período de 29 de maio a 02 de junho
Os temas abordados foram:
“Agradecemos ao Sistema OCB Alagoas pela oportunidade. Investir em conhecimento nos faz crescer e fortalecer também o cooperativismo”, disse Andrea Avelino.
Os cooperados Agnelo Douglas e Thamyres Valeriano foram selecionados para a 5ª edição do Programa CNA Jovem. Agnelo foi selecionado para a etapa estadual e Thamyres para a nacional.
O programa tem como objetivo capacitar jovens entre 20 e 30 anos em técnicas de inovação e liderança. A atividade tem duração de um ano.
Nesta edição, o CNA Jovem contou com cerca de 2400 inscrições. Desse total, 410 participantes, todos com formação técnica ou superior e vínculo com a agropecuária.
Agnelo e Thamyres estão de parabéns. A Máxima deseja muito sucesso e obrigado por contribuir para o avanço da agropecuária brasileira.
No começo de maio, as cooperadas e engenheiras agrônomas Andrea Avelino e Cynthiane Lins participaram da capacitação “Cereais de Inverno 2023” na unidade Embrapa Trigo, que fica na cidade de Passo Fundo-RS.
O tema foi “Agricultura Conservacionista e Fertilidade do Solo”. A atividade durou dois dias e rendeu muito aprendizado.
“Gostaríamos de agradecer ao Sistema OCB Alagoas por nos oferecer essa incrível oportunidade de conhecimento e aprimoramento”, disse Cynthiane.
No mês de março, o cooperado e zootecnista, Diego Damasceno acompanhou a presidente do Sistema OCB Alagoas, Márcia Túlia Pessôa, em visita ao assentamento Maria Cristina 3, na cidade de Delmiro Gouveia, sertão alagoano.
No local, foi realizada uma primeira etapa do Programa de Orientação Cooperativista para agricultores da comunidade. O objetivo é apresentar o cooperativismo ao grupo para que se possa constituir uma cooperativa.
O convite para visitar o povoado foi feito pela Secretaria da Agricultura de Alagoas. A secretária executiva Aline Melo também esteve presente, além da secretária de agricultura de Delmiro Gouveia, Renally Medeiros, e representantes da Emater AL.
Na oportunidade, também foi apresentado o projeto MIPAs (Módulo Irrigado de Produção e Aprendizagem) pelo gerente de irrigação da Seagri , Joelmir Farias, que também é cooperado da Máxima.
A Máxima participou do V Encontro das Cooperativas do Estado de Alagoas, evento comemorativo aos 50 anos da OCB AL (Organização das Cooperativas Brasileiras), que ocorreu no início de março.
O encontro contou com a presença da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, e da gerente de relações institucionais, Clara Maffia, que ministraram a palestra “Cenários do Cooperativismo Brasileiro e do Sistema OCB”.
“Obrigada Sistema OCB por nos proporcionar um momento tão importante para o nosso crescimento”, enfatizou o presidente da Máxima Isaac Ferreira.